sexta-feira, 24 de maio de 2013

ONG brasileira quer ajudar cabo-verdianos a seguirem uma alimentação saudável


Uma Organização Não-governamental brasileira, denominada Bom Samaritano, está em Cabo Verde para ajudar as pessoas a seguirem uma alimentação saudável. 

A ONG Bom Samaritano tem como principal preocupação a qualidade da alimentação das pessoas. Segundo eles uma boa alimentação é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Bom Samaritano chega em Cabo Verde para ajudar e ensinar os Cabo-verdianos a seguirem uma alimentação saudável.
A organização já teve a sua primeira ação em Cabo Verde, na ilha de Santiago, no bairro de Tira Chapéu, onde identificou alguns problemas respiratórios e doenças de pele, causados pela carência de vitaminas.
Assim iram continuar a visita no nosso país tentando ajudar a amenizar alguns problemas caudas pelos hábitos alimentares.



quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comemoração do 50º aniversário União Africana


A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa, Etiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes. A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 20021 .
 Baseada no modelo da União Europeia (mas atualmente com atuação mais próxima à da Comunidade das Nações), ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico na África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. Seu primeiro presidente foi o presidente sul-africano Thabo Mbeki.

No próximo dia 25 de Maio completam-se 50 anos da União Africana e também comemora-se do dia da criação da CEDEAO. Serão realizadas várias conferências, atividades culturais e desportivas e assinatura de protocolos. As comemorações começaram já no dia 16 de Maio com a entrega do  Facho de Jubileu de Ouro das mãos do Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges o edil da capital, Ulisses Correia. Até o final do Ano o facho percorrerá todos os concelhos do País. A comemoração será para todos os estados membros da UA e terá como lema o Pan-africanismo e do Renascimento africano rendendo assim, uma justa homenagem aos valores que sustentam a unidade e a união africana.
Para Jorge Borges, “este é o momento para os africanos fazerem uma avaliação do percurso feito pela União Africana, dos seus ideais e conquistas, e dos esforços que vem levando a cabo desde a sua criação”.


 ”.

domingo, 12 de maio de 2013

Governo, PNUD e a UNICEF promovem fórum internacional sobre Proteção social para Crescimento Inclusivo




Proteção social para Crescimento Inclusivo, foi tema do Fórum Internacional que teve  lugar  na cidade da Praia, promovido pelo Governo de Cabo Verde em parceria com o PNUD e a UNICEF. 

Opções e Perspetivas sobre a proteção social forma os temas discutidos no fórum  que reuniu especialistas que trabalham a temática do crescimento inclusivo e da proteção social.

Falaram sobre a economia social de Cabo Verde, debateram a questão da proteção social para crescimento inclusivo, com vista a criar políticas de proteção social.

O orador Jacinto Santos realçou a necessidade de reconhecer a importância da economia social como factor do crescimento económico e ele ainda acredita que esse fórum vem no sentido de acompanhar a distância da economia social em Cabo Verde.

A abertura do encontro, que decorreu num hotel da capital, foi  r presidida pelo primeiro-ministro, José Maria Neves.