quinta-feira, 16 de maio de 2013

Comemoração do 50º aniversário União Africana


A Organização da Unidade Africana (OUA) foi criada a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa, Etiópia, por iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie através da assinatura da sua Constituição por representantes de 32 governos de países africanos independentes. A OUA foi substituída pela União Africana a 9 de Julho de 20021 .
 Baseada no modelo da União Europeia (mas atualmente com atuação mais próxima à da Comunidade das Nações), ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento econômico na África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa Nova Parceria para o Desenvolvimento da África. Seu primeiro presidente foi o presidente sul-africano Thabo Mbeki.

No próximo dia 25 de Maio completam-se 50 anos da União Africana e também comemora-se do dia da criação da CEDEAO. Serão realizadas várias conferências, atividades culturais e desportivas e assinatura de protocolos. As comemorações começaram já no dia 16 de Maio com a entrega do  Facho de Jubileu de Ouro das mãos do Ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Borges o edil da capital, Ulisses Correia. Até o final do Ano o facho percorrerá todos os concelhos do País. A comemoração será para todos os estados membros da UA e terá como lema o Pan-africanismo e do Renascimento africano rendendo assim, uma justa homenagem aos valores que sustentam a unidade e a união africana.
Para Jorge Borges, “este é o momento para os africanos fazerem uma avaliação do percurso feito pela União Africana, dos seus ideais e conquistas, e dos esforços que vem levando a cabo desde a sua criação”.


 ”.

1 comentário:

  1. essa reflexao devia ter sido feito desde do inicio dos tempos para evitar certas guerras e discordias

    ResponderEliminar