segunda-feira, 15 de abril de 2013


Apresentação do relatório do Desenvolvimento  Humano 2013

A ONU( Nações Unidas) em Cabo Verde apresentou no dia 12 de Abril  o relatório do desenvolvimento humano, cujo o titulo é ‘’Ascensão do sul’’: O progresso humano num mundo diversificado.
O relatório defende que a notável transformação de um elevado numero de países desenvolvimento em grandes economias dinâmicas com crescente influencia politica produz a que a integração regional e as relações Sul-Sul possam ser facilitadas por novas instituições e novas parcerias.
O Relatório identifica três fatores impulsionadores do desenvolvimento com base na análise feita sobre os países do Sul que realizaram progressos substanciais nas últimas décadas no IDH: A presença de um Estado pró-ativo que desenvolva políticas dirigidas a ambos os setores, público e privado, com base numa liderança e visão a longo prazo, com normas e valores comuns, bem como regras e instituições que promovam a confiança e coesão social; A exploração de Mercados Mundiais apostando em produtos de nicho; políticas Sociais Inovadoras, realçando a necessidade de um investimento público forte – não apenas em infraestruturas – permitindo que  políticas sociais e de crescimento se reforcem mutuamente para a criação de círculos virtuosos.  
No ato do lançamento, Sala de Conferencias do Palácio do Governo, a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde e Representante do PNUD, Senhora Ulrika Richardson-Golinski considerou que "muitas das recomendações do Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 são de suma importância para Cabo Verde no seu atual processo de desenvolvimento".
O Relatório de 2013 indica ainda que entre 1990 e 2012, quase todos os 132 países, entre desenvolvidos e em desenvolvimento, analisados melhoraram a respetiva situação em matéria de desenvolvimento. O progresso no entanto foi particularmente acelerado em um grupo de países do Sul, assinalando uma vez mais a relevância do tema do relatório deste ano.
Relativamente a Cabo verde, este Relatório do PNUD mostra que houve um aumento no índice de desenvolvimento humano (IDH) de Cabo Verde em 2012 comparativamente a 2011, situando-se em 0,586, ficando acima da média da África Subsariana ( 0,475), mas abaixo da média do grupo dos países de rendimento médio (0,640).
Este aumento do índice deve-se essencialmente ao aumento do Produto Interno Bruto (PIB) per-capita (de 3.508 dólares em 2011 a 3,609 dólares em 2012) e da esperança de vida ao nascimento (de 74.2 em 2011 à 74.3 em 2012). Entre 2000 e 2012, o IDH de Cabo Verde subiu o total acumulativo de 10%, de 0,532 para 0,586. Isso equivale a um aumento médio anual de 0,8%", conforme o documento.
Ao presidir a cerimonia, o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Dr. José Maria Neves, O primeiro-ministro afirmou que Cabo Verde deve ambicionar muito mais do que o índice de desenvolvimento humano de 0,586 e "acelerar o passo para podermos atingir os objetivos que estão preconizados. Nós podemos constatar que desde 2000 temos crescido em termos de Índice de Desenvolvimento Humano, fizemos estes percursos, mas não podemos estar satisfeitos, apesar de tudo, de todas as nossas limitações não podemos estar satisfeitos com este indicador, temos de acelerar o passo no grupo dos países de desenvolvimento humano.


Sem comentários:

Enviar um comentário