quarta-feira, 5 de junho de 2013

Cabo Verde é um exemplo para o mundo em questões de género – Fundo das Nações Unidas

A representante do Fundo das Nações Unidas para a População em Cabo Verde (FNUAP), Nélida Rodrigues, disse  que o país é um "bom exemplo" no mundo em termos da promoção e equidade do gênero.

A consideração foi feita na abertura do seminário internacional "Fluxos e Percursos: Gênero  Sexualidade e Dinâmicas Familiares", promovido pelo Centro de Investigação e Formação em Gênero e Família (CIGEF) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade de Cabo Verde.

"A questão do gênero em Cabo Verde, muito debatida, é grandemente apreciada não só internamente mas também pela comunidade internacional, que acha que Cabo Verde é um bom exemplo pelo esforço que tem feito na promoção e equidade do gênero", realçou Nélida Rodrigues..
Nélida Rodrigues, porém, reconheceu que há ainda alguns desafios a vencer, sobretudo nas dinâmicas familiar e social, como no caso da Violência Baseada no Gênero, apesar de já existir legislação nesse sentido.
O encontro, que visa debater a realidade de Cabo Verde em matéria de gênero e família, vai servir também para intercâmbios de conhecimento entre especialistas que se interessam pela pesquisa nas mesmas áreas.
O seminário internacional conta com conferencistas de Cabo Verde, Portugal, Senegal, Suíça e Brasil, e nele serão debatidos temas ligados às famílias, migração, desenvolvimento e violência, tendo como pano de fundo a distinção de gênero.
Embora ainda longe da paridade, Cabo Verde conta com muitas mulheres em lugares de decisão, sendo o caso mais flagrante o do Governo, em que metade das pastas é detida por mulheres, havendo também muitos cargos de chegai na Administração Pública.
No Parlamento, todavia, o número baixa significativamente, pois apenas 15 dos 72 deputados são mulheres.


Sem comentários:

Enviar um comentário