terça-feira, 4 de junho de 2013

Retiro das Agências das Nações Unidas que cooperam em Cabo Verde



Os responsáveis das Agências das Nações Unidas que cooperam com Cabo Vede vão estar reunidos, na Praia, para a analisar a implementação da reforma das Nações Unidas, conhecida como "Delivering as  One", reconhecido e reiterado em finais de 2012, como sendo a forma em que as Nações Unidas deverão a continuar a cooperar com os países e, cujo objectivo é obter maior coerência de todo o sistema como uma estratégia para melhorar a relevância, a eficácia e a eficiência da sua cooperação.
Recorde-se Cabo Verde junto com a Albânia, Moçambique, Paquistão, Rwanda, Tanzania, Uruguai e  Vietnam, integra o grupo dos oito países piloto a implementarem a reforma "Delivering as One" desde 2008.
Esta será também uma oportunidade para que os responsáveis das Nações Unidas em Cabo Verde analisem a implementação do UNDAF 2012-2016 (Quadro das Nações Unidas para a Assistência ao Desenvolvimento), elaborado com base nas prioridades nacionais identificadas no DECRP (Documento de Estratégia de Crescimento e Redução da Pobreza) que já vai no seu segundo ano de execução. Este encontro irá permitir ainda  definir conjuntamente as linhas estratégicas para o futuro, reforçar a cooperação do Sistema das Nações Unidas com o país e adequar as suas intervenções e respostas aos desafios que se colocam no próximos anos.
Note-se que UNDAF 2012-2016 está inserido no quadro do "Delivering as One", garantindo uma resposta colectiva, coerente e integrada da Equipa País às prioridades nacionais. Com base num entendimento comum da situação e os desafios do país e alinhado com o ciclo de programação nacional para garantir o suporte ideal para o Governo, o UNDAF identifica um conjunto de prioridades que estão centradas em torno de quatro eixos temáticos: 1 - Crescimento Inclusivo e Redução da Pobreza; 2 - Consolidação das instituições, da democracia e da cidadania; 3 - Redução das desigualdades e promoção da equidade; 4 - Sustentabilidade Ambiental e adaptação à mudança climática. Os temas de género, juventude, identificados como desafios na análise do país, são abordados em todos os eixos do UNDAF. Além disso, o programa incorpora de forma transversal abordagens baseadas nos direitos humanos e género e reflectir o tema do HIV/SIDA, aproveitando os benefícios da comunicação e do voluntariado para a divulgação desses temas.
Considerando a importância da juventude no desenvolvimento de Cabo Verde e, numa parceria entre o Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento dos Recursos Humanos e as Nações Unidas, realiza-se, também no dia no dia 4 de Junho pelas 12h30, na Escola de Hotelaria e Turismo, uma mesa redonda sobre a Juventude, onde serão analisadas as prioridades para o sector e como conjuntamente as Nações Unidas poderão adequar as suas respostas e intervenções  aos desafios que se impõem.
A Equipa das Nações Unidas em Cabo Verde inclui 21 Agências, Fundos e Programas das quais 5 são residentes (UNDP, UNICEF, UNFPA, OMS e FAO) e 16 são não residentes com escritórios regionais em Dakar, Nairobi e Genebra e representados em Cabo Verde pela Coordenadora Residente.


Sem comentários:

Enviar um comentário