quinta-feira, 20 de junho de 2013

Santo Antão: Fundo Mundial do Ambiente capacita ONG’s em matéria de supervisão

O Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial do Ambiente às ONG’s (GEF SGP) de Cabo Verde realizou um Atelier Nacional de Troca de Experiências dos Proponentes da OP5 ano 2,  na Cidade da Ribeira Grande, Santo Antão. Nele participaram três dezenas de Associações de Desenvolvimento Comunitárias das cinco ilhas do País.
Foram 30 responsáveis das Associações de Desenvolvimento Comunitárias (ACDs) beneficiadas com projectos financiados pelo GEF SGP das ilhas de Santiago, Santo Antão, São Vicente, Fogo e São Nicolau, que participaram durante dois dias no atelier realizado no Internato Grão-Ducado de Luxemburgo na Cidade da Ribeira Grande.
O acto de abertura foi presidido pelo Delegado da Região Norte da ilha das montanhas do Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR), Osvaldo Maurício e pelo responsável do Projecto de Consolidação do Sistema de Áreas Protegidas de Cabo Verde (PCSAP-CV), que abrange os Parques Naturais das zonas de Cova, Paul, Ribeira da Torre e Moroços, Emitério Ramos.
Segundo o Coordenador Nacional do GEF SGP, Ricardo Monteiro, pretende-se “informar sobre a contribuição dos projectos financiados; conhecer os objectivos do projecto e suas actividades em Santo Antão, ou seja, resultados, lições apreendidas e desafios encontrados e melhorar a estratégia de implementação.
De acordo com o programa, durante a estadia desses responsáveis das ACD’s na ilha das montanhas, para além de participar no atelier, visitaram o Parque Natural de Cova, Paul e Ribeira da Torre e um projecto financiado a uma das Associações de Desenvolvimento Comunitária (ARMUC) da zona de Lagoa.
Recorda-se que o GEF SGP foi lançado em 1992. Expandiu-se de 22 para 97 países em 2007 e para 126 em 2011. Hoje, apoia mais de 12.000 projectos em várias regiões do globo, 40 dos quais, na República de Cabo Verde. O processo da sua implementação no país iniciou-se em 2006, tendo passado por uma missão de avaliação das capacidades e foi efectivamente implementado em Agosto de 2009.


Sem comentários:

Enviar um comentário